Food

NA MALA: CAFÉS EM SÃO JOÃO DEL REI E TIRADENTES

Fui dominada por uma vontade gigante de escrever sobre os lugares que eu amo pra vocês e como sou uma pessoa que ama viajar, vou tentar colocar tudo em listas bem fáceis pra vocês entrarem aqui e escolherem onde ir. Pra inaugurar essa coluna cheia de amores vou começar por um lugar que eu amo, São João del Rei e, vou começar também pelos cafés. Sim, aquele lugar bem mineiro que você precisa parar pra comer um bolinho com café de bule. Como não amar? Vem comigo.

SÃO JOÃO DEL REI

TABERNA D’OMAR CAFETERIA

Foto: AZ Hostel

Comecei com um lugar cheio de charme que se divide em cozinha e café. Hoje, vou colocar só a cafeteria.
Localizado numa esquina em frente a Igreja Nossa Senhora do Carmo é um café com cara de bistrô bem charmoso. As portas e janelas grandes e antigas antigas indicam que aquelas paredes já viveram muitas histórias, mesinhas de madeira e poemas nas paredes completam o charme desse lugar que cheira a pão fresquinho. Aliás, o forte é esse, pães artesanais, feitos na própria casa como pão integral, pão de cebola e de mel, bolos e claro, não poderia faltar, o pão de queijo, mas aqui feito com queijo Catauá, um queijo da Mantiqueira feito da mesma forma de quando surgiu no século 18. Bom, eu sou completamente apaixonada por queijos e isso vai ter que ser assunto pra um outro post.
Vale colocar aqui que a Taberna do Omar faz cardápios especiais, como o de Outono ou até mesmo o de Blues. Sério, que lugar!

EndereçoR. Getúlio Vargas, 242A – Centro, São João Del Rei – MG, 36300-070
Telefone(32) 3373-2709
Quartas, quintas, sextas e sábados – das 7h à 00h
Domingos, segundas e terças – das 7h às 19h
https://www.facebook.com/tabernadomarsjdr/

CAFEXÓ

Foto: Cafexó

Sim, é exatamente o que você imaginou: café + brechó. Parece que não teria esforço em amar este lugar, mas vou dizer que essa casinha fisga qualquer um pelo charme, cuidado, curadoria e simpatia. Você vai ser recebido com sorriso no rosto, um brechó lindo e mesas variadas pra qualquer vibe. O que isso significa? Significa que você pode estar romântico e sentar lá fora no jardim com seu amor, pode estar faminto e escolher uma mesinha bem em frente a vitrine DE-LI-CIO-SA, pode estar procurando aconchego e encontrar no sofá com mesinha baixa ou precisa simplesmente trabalha e escolher a mesa conjunta com espaço pro seu note, caderno, livro, agenda e claro, o café que você vai beber.
Tive o prazer de papear com a Lígia Agostini que além de proprietária também foi a arquiteta responsável pelo projeto, lindo de viver. Mas, voltando ao café você vai se deparar bolos, salgados, cestinha de pães, iogutes e deliciosos cafés dos tradicionais coado na hora e capuccino até os gelados. Fora dizer que os drinks e cervejas são outro show a parte.
Ficou com vontade né? Eu sei, queria estar lá também.

EndereçoR. Cristóvão Colombo, 58A – Fábricas, São João Del Rei – MG, 36301-186
Telefone(32) 3373-9094
De segunda a sexta – das 15h às 21h
https://www.cafexo.com.br/

BEATRICE BROWNIERIA E CAFÉ

Broa de Fubá com queijo

Se você presa pelo famoso comer com olhos vai se adorar o Beatrice. Desde os tradicionais biscoitos de nata e broa de fubá, o cardápio também oferece os apetitosos brownies e bolos com coberturas bem doces e cremosas, como diriam por aí, bem nutelludos, sabe? Vou confessar que nossa pedida pra acompanhar o café, além dos biscoitos de nata, foi uma belíssima porção de pastel angu, recomendo. Não diferente de qualquer lugar de MG, você vai ser recebido com sorriso no rosto e muitas histórias pra compartilhar!

EndereçoR. Getúlio Vargas, 79 – Centro, São João Del Rei – MG, 36300-086
https://www.facebook.com/beatricesjdr/

TIRADENTES

CAFÉ MARCAS MINEIRAS

O Marcas Mineiras entrega de cara que lá você não vai encontrar só cafés e delícias mineiras, mas sim uma infinidade de artesanato, cristais, utensílios domésticos e arte. O primeiro impacto é se apaixonar pelos cristais que ficam logo no primeiro espaço e depois, prestando atenção aos detalhes, você vai se apaixonar por cada cantinho até chegar ao jardim e aí sim é hora de escolher um bolo ou pão pra acompanhar seu café.
Cardápio de brunch ideal praquela fome da tarde ou até aquele café da manhã reforçado. Você vai encontrar pães, sanduíches, quiches, bolos, cafés e chás maravilhosos.
Eu sou suspeita pra falar quando o assunto é Minas Gerais, mas garanto que esse vale mesmo.

EndereçoR. Sra. das Mercês, 49 – Centro, Tiradentes – MG, 36325-000
Telefone(32) 3355-1682

CASA DO SINO

Parece até brincadeira ou que eu não sei mais o que escrever, mas eu juro que é verdade, esse lugar é um charme! Uma mistura de café e antiquário, com peças impecáveis e uma curadoria muito cuidadosa, todos os itens são lindos. O café especial do sul de minas, moído e coado na hora já deixa no ar aquele cheiro de aconchego e carinho, pra acompanhar bolos, tortas, doces portugueses ou uma porção de pão de queijo assado na hora.
Ser recebido com um sorriso do rosto nos dá a liberdade de perguntar: e hoje, o que você indica? Quando fomos, a sugestão foi um bolo de banana que estava lindo fazendo pose na bancada. Fechado, quero uma fatia. Depois da primeira garfada, a vontade era de comer o bolo todo! Pra fechar, rapadura pra adoçar seu café, você prefere açúcar mascavo ou rapadura? Como não amar?

EndereçoR. Min. Gabriel Passos, 198-210, Tiradentes – MG, 36325-000

ROCAMBOLE & CIA

Aqui meu coração é posto a prova. Um café que serve um dos melhores rocamboles do Brasil, mas isso está dentro de uma loja com uma seleção de queijos premiados de todos as regiões do Brasil, Serra da Mantiqueira, Queijos Canastra e muitos outros pra te deixar muito em dúvida (já te contei que tenho paixão por queijos? Pois é), uma seleção de doces mineiros e aí estamos falando de compotas e doces tipicamente mineiros e, como se não bastasse, você se depara com uma vitrine apetitosa composta pelos famosos rocamboles de vários sabores, broas de milho, bolos, quindim, queijadinhas e por aí. Minha perdição, creio que também será a sua.

EndereçoR. Min. Gabriel Passos, 115, Tiradentes – MG, 36325-000
Todos os dias – das 9h às 23h

Eita coisa boa, agora é só escolher o seu café, seu acompanhamento e seu parceiro de proza pra se deliciar com uma das coisas mais gostosas dessa vida, papo pro ar e tempo.
Pra quem quiser ver todas esses lugares, tem uma série de vídeos no canal nesses lugares, vou deixar o primeiro aqui e depois vc assiste os outros:

Até as próximas dicas e tcha-a-au :*

Comentários: